ENCONTROS, MOVIMENTO

O Encontro em Movimento em grupo parte sempre de um tema do corpo a ser investigado. O último foi sobre a coluna vertebral. Já aconteceram encontros com o tema do órgão do coração, da glândula tireóide, sobre os ossos do pé, entre vários outros. A anatomia das estruturas é experimentada de maneira vivencial, cada participante reconhecendo no próprio corpo e tomando consciência da organização corporal pessoal. Geralmente em duplas ocorre um troca de trabalhos com as mãos, onde o toque acontece como um sutil convite à consciência daquela estrutura. Acompanhados dessa ampliação de consciência os participantes se lançam numa dança livre explorando as possibilidades, as sensações, testemunhando internamente o que foi movido, e investigando como aquela dança conta algo de si. Ao final ocorre uma roda de conversa, onde quem sentir vontade pode compartilhar com o grupo sua experiência.

O Encontro em Movimento online tem acontecido em grupo com os temas dos sistemas endócrino e esquelético. A primeira etapa explica como serão trabalhados por uma perspectiva do movimento somático. Conta com apresentações de slides que também introduzem a anatomia básica das estruturas. Em seguida os participantes são conduzidos por uma exploração de movimento elaborada para que possam reconhecê-las em si próprios e auxiliar sua ampliação de consciência. Em seguidas é proposto um momento de dança livre considerando o testemunho interno e com a intenção de mover o que foi mobilizado pela prática. A finalização ocorre com uma roda de conversa onde cada participante compartilha o que fez sentido na sua experiência.

Experimente Aqui!

Aulas individuais

A terapia somática acontece em um formato individual onde a pessoa interessada tem a oportunidade de ter um momento reservado para si e de olhar para suas questões atuais e passadas. A sessão tem duração de uma hora e meia, onde a primeira meia hora é reservada para o compartilhamento. Dependendo do conteúdo que emergir na conversa, é escolhida a prática corporal. Com uma abordagem sutil, o tecido corporal é escolhido para o trabalho somático, podendo ser o sistema nervoso, sistema de órgãos, sistema esquelético, endócrino entre outros. A proposta é convidar à consciência da região através de toque, meditação conduzida, exploração de movimento, para que se tenha acesso à anatomia sensível da estrutura movida, alcançando a reorganização. Podemos trabalhar as estruturas de forma independente, mas a mudança sistêmica acontece com a integração e a ampliação geral da consciência corporal e emocional. Cada forma do nosso corpo sofre influência de nossa relação com o ambiente, de nosso processo de aprendizado e da história do nosso desenvolvimento motor. Poder colocar nossa anatomia em movimento também alcança conteúdos psicológicos e emocionais que ficaram guardados nesses tecidos. O trabalho de toque é executado com delicadeza onde a pessoa que recebe o toque é ativa no processo e livre para dar devolutivas.

  • Ícone do Instagram Preto